Alunos do 2º ano participam de palestra sobre acessibilidade e inlcusão

A estudante de direito Caroline Rocha, conversou com os alunos, e os fez "sentir na pele", os desafios que um deficiente visual precisa enfrentar

A acessibilidade é um fator essencial no processo de inclusão educacional. Pensando nisso, a professora de literatura Patrícia Vila Nova, convidou a estudante de direito Caroline Rocha , para conversar com os alunos do 2° ano sobre " Acessibilidade e inclusão".

Caroline foi diagnosticada, aos dois anos de idade com  uma "Disfunção retiniana envolvendo mácula", que a fez perder a visão. Mas esse fato não foi motivo para ela desistir dos seus sonhos. Caroline e sua família ,trataram a cegueira com naturalidade e aceitação, e procuraram fazer disso um ponto de partida, para impulsionar a garota a conquistar os seus objetivo, e não fazer da doença  um impedimento.

Desde criança, Carol sempre foi uma excelente aluna. Participava de todas as atividades com muito empenho e dedicação, e para enfrentar as dificuldades impostas pela deficiência, ela sempre deu o melhor de si,focando sempre na realização dos seus sonhos.

Hoje, com 19 anos, Caroline é estudante do curso de Direito, da Universidade Federal de Pernambuco, e obteve uma das melhores notas na redação do Enem. A estudante resolveu incentivar outras pessoas, contando a sua história de vida, fazendo com que outros se conscientizem das realidades de um deficiente visual, e que compreendam as possibilidades que a vida nos oferece, apesar dos "obstáculos" que precisam ser vencidos.

E hoje os alunos do Único tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de Caroline,  que através de uma conversa  com os estudantes, apresentou relatos, fotografias da sua trajetória de vida , e  ofereceu aos alunos  uma vivência , através de uma dinâmica, para  que eles possam "sentir na pele", as dificuldades que ela precisa enfrentar no seu dia a dia.

Após essa troca com os alunos, Caroline abriu um espaço para que os estudantes podessem fazer perguntar , e esclarecer  algumas dúvidas que eles tinham, referente a  rotina de um deficiente visual. Foi uma experiência incrível!!!

Acompanhe o canal do Youtube "Vem ver comigo by Caroline Santos" , e conheça um pouco mais sobre essa história de superação e sucesso.

Texto: Adnan Morais