Dia Nacional de Conscientização do Autismo

Alunos conheceram um pouco mais sobre o autismo e receberam orientações sobre a importância da inclusão

Por Adnan Morais

Para fortalecer ainda mais a importância do Dia da Conscientização do Autismo, e compreender as necessidades das  pessoas portadoras de Transtornos de Espectro Autista (TEA), a coordenação pedagógica do Colégio Único, promoveu uma conversa em sala  de aula , com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos, mais compreensão  sobre  esta realidade.

O autismo é um transtorno que causa alterações na capacidade de comunicação,interação social e comportamento da criança, o que provoca sinais e sintomas como dificuldades na fala , bloqueios na forma de expressar ideias e sentimentos , assim como comportamentos incomuns, como não gostar de interagir, ficar agitado ou repetir movimentos. Porém, isso que não impede que possamos conviver de forma consciente e respeitosa, com alunos portadores de TEA.

Matheus Lafayette, é autista e também um dos nossos alunos mais queridos. Todos os dias, ele nos ensina um pouco mais sobre respeito, inclusão, amizade e amor ao próximo.  A família de Matheus fez questão de se unir conosco no dia de hoje,  viabilizando folhetos explicativos, com informações sobre o autismo e  políticas de inclusão.

Na oportunidade, Matheus , com o apoio de alguns funcionários e colegas de sala , distribuiu alguns panfletos que continham informações sobre o que é o autismo, e sobre a importancia do respeito e da inclusão de pessoas com transtorno de espectro autista.Para concluir essa atividade, a psicologa do colégio, Milene Magalhães, fez uma breve apresentação sobre o que vema a universo autista.

Nós que fazemos o Colégio Único, acreditamos na inclusão como forma de educação, e sabemos que o convívio de Matheus com outros alunos , e a parceria da sua família conosco, nos faz acreditar em um futuro melhor, onde o preconceito e discriminação não farão mais parte dos nosso dias.