Projeto Sexta da MPB é apresentado por alunos do Único

Esse ano o projeto homenageou os 60 anos da Bossa Nova

O “Projeto Sexta da MPB”,  acontece todos os anos no Colégio Único , e é coordenado pelo professor Eduardo Alves. A  proposta do projeto é ampliar o conhecimento  dos alunos sobre a cultura  e estabelecer relações entre arte, história, música e sociedade.

O professor realiza primeiro um trabalho em sala de aula, onde ele apresenta, e discute com os alunos uma temática a qual eles irão desenvolver pesquisas, aprofundar  conhecimentos, e depois realizar uma apresentação aberta ao público.

O projeto foi dividido em cinco etapas: 1)seleção das músicas que mais contagiaram os alunos, 2)discursão sobre letras e músicas, 3)levantamentos das músicas escolhidas, 4)gravação do CD com 10 canções, 5) apresentação.

Esse ano, o projeto homenageia os 60 anos Bossa Nova (Gênero musical Brasileiro que ganhou o mundo no final da década de 50), possibilitando que os alunos conheçam a evolução da Bossa como reflexo do processo histórico, a riqueza do patrimônio cultural brasileiro e sua importância no cenário nacional e internacional, já que a música brasileira é reconhecida e aplaudida em diversos países do mundo.

Durante o evento, os alunos falaram sobre  o surgimento da Bossa Nova , a repercussão que o movimento teve no Brasil e no mundo, e apresentaram relatos sobre as vidas de João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que foram os grandes idealizadores desse gênero musical  surgido na década  de 1950. Elis Regina, Nara Leão, Touquinho, Gal costa, Chico Buarque, e outros artista, também deram vida a esse movimentos que até hoje encanta o mundo inteiro.